Disputa por vagas em Paris tem reforço de atletas da principal liga de basquete do mundo
O Pré-Olímpico masculino de basquete está dividido em quatro torneios menores, e os campeões de cada um deles garantirão vagas nos Jogos de Paris. Nas semifinais, 10 das 16 seleções terão a ajuda de jogadores da NBA. O Brasil, por exemplo, contará com Gui Santos, ala-pivô do Golden State Warriors. Grandes nomes da liga americana, como Giannis Antetokounmpo e Luka Doncic, também marcarão presença – esses dois, inclusive, se enfrentarão em Grécia x Eslovênia.
Veja lista de jogadores da NBA que disputarão as semifinais do Pré-Olímpico:
Riga, Letônia:
Brasil – Gui Santos (Golden State Warriors)
Letônia – Davis Bertans (Charlotte Hornets)
Pireu, Grécia:
Croácia – Dario Saric (Golden State Warriors) e Ivica Zubac (Los Angeles Clippers)
República Dominicana – Chris Duarte (Sacramento Kings)
Grécia – Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks)
Eslovênia – Luka Doncic (Dallas Mavericks) e Vlatko Cancar (Denver Nuggets)
Valência, Espanha:
Bahamas – Deandre Ayton (Portland Trail Blazers) e Buddy Hield (Golden State Warriors)
Espanha – Santiago Aldama (Memphis Grizzlies)
San Juan, Porto Rico:
Itália – Danilo Gallinari (Milwaukee Bucks)
Lituânia – Domantas Sabonis (Sacramento Kings) e Azuolas Tubelis (Philadelphia 76ers)
Vale destacar que, como a NBA está no período de trocas de agentes livres, a lista de representantes nas semifinais do Pré-Olímpico ainda pode mudar. Usman Garuba, ala-pivô da Espanha, por exemplo, defendeu os Warriors até o fim da última temporada, está sem time no momento, mas tem chance de acertar com alguma equipe da liga americana. Buddy Hield, de Bahamas, atuava pelo Philadelphia 76ers e foi trocado para Golden State.
Outros quatro jogadores da NBA disputaram a fase de grupos do Pré-Olímpico, mas acabaram eliminados. Goga Bitadze (Geórgia e Orlando Magic) e Nikola Vucevic (Montenegro e Chicago Bulls) caíram em Riga. Bruno Fernando (Angola e Atlanta Hawks) e Jeremy Sochan (Polônia e San Antonio Spurs) não avançaram em Valência.
No Pré-Olímpico de Riga, o Brasil sofreu, mas se classificou para as semifinais e vai encarar Filipinas no sábado (6), às 13h (de Brasília), com acompanhamento em tempo real do ge. O outro confronto será entre Letônia e Camarões. A seleção brasileira quer voltar a disputar as Olimpíadas, já que não esteve nos Jogos de Tóquio, em 2021.